quarta-feira, 24 de março de 2010

Livros da Alice

Quem disse que neném não lê?
Não lê a língua escrita do jeito que a gente lê mas lê o mundo. E como lê.
As crianças pequeninas fazem uma leitura muito sensível do mundo na medida em que olham pra cara da mãe ou das pessoas próximas e entendem se o clima está bom, leve, pesado, se estamos tristes, emocionados, raivosos, impacientes...Por mais que a gente se esforce pra fazer cara de feliz o tempo todo, os bebês sabem direitinho o que está acontecendo na vida de acordo com a leitura que fazem das emoções. Outra habilidade impressionante é que gostam de pegar e observar objetos. Mesmo os bebês que ainda não pegam objetos, observam e vão refinando o olhar a ponto de conhecer cada vez mais as coisas do mundo.
Pois bem. O mercado hoje, que de bobo não tem nada, se adapta muito rapidamente às possibilidades de exploração e aos interesses dos seus consumidores. E já faz um tempinho que eu e todo mundo que tem bebês por perto, descobrimos que esses, embora tenham pouca idade e dinheiro nenhum no bolso, gastam dinheiro. E como.
Sabendo disso (e não é de hoje) muitas editoras tem uma gama de livros direcionados aos bebês; para vários momentos e para diversas idades e habilidades. Tem livro pra banho, livro pra berço, livro pra criança olhar e livro pra mãe mostrar pra criança.
Lógico que a gente pode abrir mais esse leque e não apresentar pra criança apenas coisa de criança, mas dá pra mostrar também coisas da vida. Um exemplo eu tenho dentro de casa desde pequena. Meu pai tinha uma enciclopédia de animais com desenhos lindíssimos de animais, filhotes, momentos de reprodução, habitat.... Os desenhos eram muito fiéis aos animais reais, coisa de artista mesmo. E a gente, como toda criança pequena, adorava ver figura. Figura de bicho então, nem se fala. Eu e todos os meus 4 irmãos vimos esses livros não sei quantas vezes. Levei pra escola que eu trabalhava nos meus primeiros anos de profissão e por lá, muito infelizmente, o livro deve ter se perdido, pois parece que aqui em casa não está mais. Esse livro de bichos é um exemplo de livro de adulto que é interessantíssimo pra criança pequena e, porquê não, pra “criança bebê”?
Vou contar aqui dos livros que a Alice tem “lido”. Vamos lá.

MEUS PRIMEIROS OPOSTOS da Rachel Hale (ISBN 978-85-89854-29-0)
O livro é pequeno e dá pra essa criança pequena (7 meses) segurar na mão. Tem capa dura e as páginas grossas como a capa, ou seja, é bem resistente. Lógico que a Alice e todo e qualquer bebê dessa idade vão amar massagear os dentinhos ou as gengivas aqui e isso vai desgastando o livro. Mas mesmo assim o livro está durando. As ilustrações são fotos lindíssimas de gato e cachorro (grande pequeno preto branco dormindo acordado... e por aí vai). Esse eu comprei na livraria cultura.

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=11018511


BABY FACES da Margaret Miller (ISBN 978-1-4169-7887-9)
Livro pequeno e fácil do bebê segurar. Tem imagens de rostinhos de bebês sorrinho, de linguinha de fora, chorando, sério, fazendo “fusquinha”...Uma graça.Quando Alice viu esse livro pela primeira vez, não se conformava com tamanha alegria ao ver rostos de bebês, imagem tão interessante e instigadora de curiosidade. Agora que já acostumou com o livro, o observa mais atentamente, entra no clima da expressão dos bebês e analisa suas características físicas... Esse eu tambem comprei na cultura.

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=25281

PEEKABOO, I LOVE YOU lamaze (Infant development system)
Esse é um livro fofo de pano que traz a brincadeira do cadê/achou. Muito bonitinho. Alice está começando a prestar atençao nele agora. Pode manusear tranquilamente por ser um livro todinho de pano e que não oferece nenhum tipo de perigo. Na capa, tem cabelinhos de lã que ela simplesmente ama. Esse foi presente da titia Lelah mas também achei pra vender na livraria cultura

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=1155636
Tem mais livros...Depois alimento essa mesma postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário