domingo, 7 de março de 2010

Hora de dormir -- por: Sun Ra


Aqui em casa não fabricamos bebês com facilidade para dormir. Aliás, antes de conhecer a Alice (ela mesma, a filhinha doce da Carol) achava que essa história de bebê que dorme sozinho era lenda.
Meus filhos tem padrão de sono diferentes. Henrique dormia por volta das dez da noite e acordava às seis da manhã, nada fazia o pequeno voltar a dormir...Tirava um cochilo pela manhã e à tarde um dormidão. Já a Maria Clara dorme mais cedo e acorda entre oito e nove da manhã (amo isso!). Antes ela dava apenas alguns cochilos durante o dia mas agora, parece que o almoço regulou seu horário e têm dormido melhor durante o dia.
O que eles tem em comum é o fato de fazerem um grande escândalo antes de pegar no sono. É choro para valer por mais de meia hora. Os dois não quiseram chupeta de jeito nenhum e a necessidade de sugar para se acalmar é real, então...resta o peito. Quando a mamada coincide com a hora do sono é tranqüilo mas se não estou disposta a utilizar meu peito como chupeta, resta aturar a gritaria.
Confesso que morro de inveja desses bebezinhos que dormem tranqüilamente no berço ou em qualquer outro lugar...Já li “Nana nenê”, “A encantadora de bebês” e apliquei suas técnicas. O tempo de choro dos meus filhos nunca diminuiu, só a minha paciência.
Bebês são únicos mas acho que se tiver quatro, serão todos carecas, de nariz arrebitado, terão cólica e refluxo, não vão pegar chupeta e vão chorar para dormir.
Conversei com algumas mães que amamentam seus pequenos no peito e a grande maioria delas relatou a mesma dependência do peito para dormir. Será que os bebês amamentados sofrem desse mal? Ou será que preciso ter mais firmeza e paciência para aturar o choro? Sei lá...Gostaria de ter respostas mas só tenho perguntas.
Outro dia a Maria Clara dormiu sozinha, não utilizei nenhum artifício. Parecia um milagre. Apenas coloquei no berço, ouvi alguns resmungos e...O sono durou menos de dez minutos, não deu nem para fotografar.

4 comentários:

  1. ola Calau. Adoro seu blog e a maneira serena como vc vem educando seus pequenos. ADORO tb como expõe de maneira clara suas inseguranças e soluções. Voltarei sempre, com certeza.

    Lendo seu blog, vi que a Maria Clara tb deu trabalho pra mamar no começo e chegou até a perder peso.

    Pois minha pequena Laura está me dando um baile para mamar. Pega o peito e dorme 5-6 minutinhos depois. O pediatra passou reforço com NAN e estamos dando há 1 semana.

    Estamos torcendo pra ela abrir esse apetite e não largar o peito. Vamos ver...

    Bjokas.

    ResponderExcluir
  2. ih Fabi! que confusão! eheheheh Repare que esse blog tem uma convidada especial na escrita que é a Sun Ra. Ela sim tem dois filhos: o Henrique e a Maria Clara. Eu tenho apenas (como se fosse pouco rsrsrsrs) a Alice.
    A Sun ra escreve e eu publico aqui no blog por que acho que ela também tem muita coisa bacana, muita angustia e muitos episódios memoráveis pra contar!
    Beijão Calau

    ResponderExcluir
  3. Sun Ra, eu amamentei no peito meus dois filhos ate 1 ano de idade. E apesar de não dependerem do peito pra pegar no sono, eles tinham um padrão de sono completamente diferente. O mais velho, com 2 meses de idade a gente colocava no berço e ele ficava conversando sozinho até pegar no sono (ele nunca se acomodava no nosso colo). Já o mais novo, nunca ficou no berço acordado! Tinha que dormir no colo.

    ResponderExcluir
  4. Sou amiga da Carol e teve uma época em que meu filhote (agora c/quase 15 anos) também chorava. Minha homeopata receitou a terapia do conto, que passei para muitas mães. Preciso buscar os detalhes pq já esqueci, mas vou tentar lembrar e mandar p/vc. Não custa tentar.

    ResponderExcluir