Aqui em casa não fabricamos bebês com facilidade para dormir. Aliás, antes de conhecer a Alice (ela mesma, a filhinha doce da Carol) achava que essa história de bebê que dorme sozinho era lenda.
Meus filhos tem padrão de sono diferentes. Henrique dormia por volta das dez da noite e acordava às seis da manhã, nada fazia o pequeno voltar a dormir...Tirava um cochilo pela manhã e à tarde um dormidão. Já a Maria Clara dorme mais cedo e acorda entre oito e nove da manhã (amo isso!). Antes ela dava apenas alguns cochilos durante o dia mas agora, parece que o almoço regulou seu horário e têm dormido melhor durante o dia.
O que eles tem em comum é o fato de fazerem um grande escândalo antes de pegar no sono. É choro para valer por mais de meia hora. Os dois não quiseram chupeta de jeito nenhum e a necessidade de sugar para se acalmar é real, então...resta o peito. Quando a mamada coincide com a hora do sono é tranqüilo mas se não estou disposta a utilizar meu peito como chupeta, resta aturar a gritaria.
Confesso que morro de inveja desses bebezinhos que dormem tranqüilamente no berço ou em qualquer outro lugar...Já li “Nana nenê”, “A encantadora de bebês” e apliquei suas técnicas. O tempo de choro dos meus filhos nunca diminuiu, só a minha paciência.
Bebês são únicos mas acho que se tiver quatro, serão todos carecas, de nariz arrebitado, terão cólica e refluxo, não vão pegar chupeta e vão chorar para dormir.
Conversei com algumas mães que amamentam seus pequenos no peito e a grande maioria delas relatou a mesma dependência do peito para dormir. Será que os bebês amamentados sofrem desse mal? Ou será que preciso ter mais firmeza e paciência para aturar o choro? Sei lá...Gostaria de ter respostas mas só tenho perguntas.
Outro dia a Maria Clara dormiu sozinha, não utilizei nenhum artifício. Parecia um milagre. Apenas coloquei no berço, ouvi alguns resmungos e...O sono durou menos de dez minutos, não deu nem para fotografar.
ola Calau. Adoro seu blog e a maneira serena como vc vem educando seus pequenos. ADORO tb como expõe de maneira clara suas inseguranças e soluções. Voltarei sempre, com certeza.
ResponderExcluirLendo seu blog, vi que a Maria Clara tb deu trabalho pra mamar no começo e chegou até a perder peso.
Pois minha pequena Laura está me dando um baile para mamar. Pega o peito e dorme 5-6 minutinhos depois. O pediatra passou reforço com NAN e estamos dando há 1 semana.
Estamos torcendo pra ela abrir esse apetite e não largar o peito. Vamos ver...
Bjokas.
ih Fabi! que confusão! eheheheh Repare que esse blog tem uma convidada especial na escrita que é a Sun Ra. Ela sim tem dois filhos: o Henrique e a Maria Clara. Eu tenho apenas (como se fosse pouco rsrsrsrs) a Alice.
ResponderExcluirA Sun ra escreve e eu publico aqui no blog por que acho que ela também tem muita coisa bacana, muita angustia e muitos episódios memoráveis pra contar!
Beijão Calau
Sun Ra, eu amamentei no peito meus dois filhos ate 1 ano de idade. E apesar de não dependerem do peito pra pegar no sono, eles tinham um padrão de sono completamente diferente. O mais velho, com 2 meses de idade a gente colocava no berço e ele ficava conversando sozinho até pegar no sono (ele nunca se acomodava no nosso colo). Já o mais novo, nunca ficou no berço acordado! Tinha que dormir no colo.
ResponderExcluirSou amiga da Carol e teve uma época em que meu filhote (agora c/quase 15 anos) também chorava. Minha homeopata receitou a terapia do conto, que passei para muitas mães. Preciso buscar os detalhes pq já esqueci, mas vou tentar lembrar e mandar p/vc. Não custa tentar.
ResponderExcluir