sábado, 17 de abril de 2010

Petiscos que ajudam na hora de comer
















Todo mundo que está por perto sabe do suplício que tem sido pra Alice comer as papinhas. Antes era difícil que ela comesse as que eu preparava mas amava as da Nestlé. Depois passou a rejeitar as da Nestlé também. De vez em quando comia uma ou outra. Notei que o problema era com tudo que fosse congelado. Depois deixei ficar faminta e de vez em quando dava certo. Ela comia com gosto, mas às vezes, optava por fazer o jejum mesmo, então eu acabava cedendo e dava a mamadeira. Todas essas variações de fase passaram poraltos e baixos, até que eu descobri umacoisa que ajudou, e bastante, nessa empreitada de fazer a Alice ser nutrida (e olha que eu nem to dizendo comer com gosto... to dizendo"deixar a colherada entrar boca adentro"; só isso).







Primeiro que eu tinha percebido que com autonomia, isso é, quando ela mesma pode pegar com a mão o que quer que seja, elacomecom mais vontade ou menos resistência. Bom. Bom não, ótimo. Sendo assim, passei a fazer uma série de comidinhas pra acompanhar as papinhas... Com uns pedacinhos de milho (que a Alice ama) ou cenoura, ela passou a comer melhor.Se distraía, relaxa e ia aceitando as colheradas de papa. Até que a paixão pelos petiscos (os "finger food", tipo a cenoura, o milho, brócolis... no caso dos bebês) tornou-se maior, muito maior e ela passou a aceitar apenas comer com autonomia e teve então o seu primeiro pratinho de comidinhas pra comer sozinha.

Não se iludam. Isso funciona, não dáchoradeira mas também dá o maior trabalhão. A criança não está apenas comendo comida, estáconhecendo o mundo. É bem naturalque queiram passar uma meia horinha olhando para cada coisa independente do fato de "se vão comer ou não"... Paciência... Tenho percebido que tudo isso é uma questão de contrução e graças a Deus tenho percebido também o quanto ewssa fase passa rápido. Em breve não serei mais uma mamãe cozinheira de papinhas, que diga-se de passagem, apesar dos breves momentos de sucesso foram, no geral, um belo de um fracasso...




A palavra dessa postagem e de quando toco nesse assunto é sempre a mesma: Paciência (e fé, vai...por que sem fé...ai ai ai)


4 comentários:

  1. A idéia das "finger foods" é ótima mesmo, sempre uso e entre uma "mãozada" e outra, consigo engara os pequenos e eles comem o arroz, o feijão e etc. Eles adoram ser independentes, né?
    O seu blog já está entre os meus favoritos, até deixei um selinho pra vc no meu, vai dar uma olhadinha:
    www.mamaetaocupada.blogspot.com
    Bjos,
    Camila

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica da "finger food". Vou me lembrar disso qdo Laurinha estiver nessa fase.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Vou mostrar as fotos da Alice na cadeira pro Pablo!!! :)

    ResponderExcluir
  4. Alice = Catarina = Independente Futebol Clube!!!uuuu!!!rarara!!!beijos

    ResponderExcluir