terça-feira, 1 de dezembro de 2009

• Eu faço tudo errado




Acho que muita gente, quando vai ter filho ou quando vai fazer pela primeira vez qualquer coisa que seja nova e importante, dessas que a gente não faz todos os dias, se informa antes de fazer o que quer... Por exemplo...Se você vai comprar um animal de raça X, procura saber sobre a raça, se vai viajar, procura se informar sobre onde ficar, onde comer... Com filho a mesma coisa. Tendo então 9 meses de espera dá tempo de sobra pra se informar e pra desenvolver teorias próprias, medos, hábitos e lemas.
O grande “manual filho” está fortemente presente em 3 possibilidades de aprendizagem: livros sobre o assunto (maternidade ou educação), conversas com pessoas mais experientes e cursos para gestantes (esse eu não fiz). Conversas com pessoas mais experientes eu tive pela vida inteirinha pois sempre tive curiosidade por essa coisa de reproduzir...O que eu mais fiz durante a minha gestação foi ler e pensar... Li, li, li...
Tive uma proteção especial durante minhas leituras...Lembro-me que há muitos anos, quando li uma entrevista da Maria Paula (que faz o “Casseta e planeta”) fiquei pensativa ao saber que ela também tinha conflitos sobre qual seria o jeito certo de criar o seu primeiro filho que tinha acabado de nascer, e ela no final dessa entrevista, disse que descobriu o jeito certo; era o jeito dela, mesmo.
Pois bem... Deparei com diversas linhas de educação, de pensamento entre os diferentes livros que li.... Com alguns, eu me encontrava, com alguns eu me surpreendia e chegava a dizer: “Meus Deus! Ainda bem que eu li isso pois assim eu posso prevenir tal coisa...”, mas encontrei livros que me fizeram sentir castigada, a pior das mulheres e a mais incompetente das mães... E a crise do “eu faço tudo errado” baixou em mim até que eu decidi me sentir em paz pelas minhas decisões e experiências...
Estava eu lendo sobre como fazer o bebê dormir sozinho...Eu ia pro quarto com a Alice as 23:00hs e conseguia colocá-la no berço as 04:00 hs da manhã.Tentava de tudo e a bichinha não dormia. Foram dias de desespero, por que eu começava a perder as forças, tinha medo de desmaiar com a pequena no colo... Li o capítulo sobre como fazer o bebê dormir sozinho...Eu precisava é que ela dormisse mais facilmente... Se dormisse sozinha, melhor, mas se dormisse já estaria pra lá de bom... No livro dizia pra NÃO fazer algumas coisas como: deixar a criança dormir no colo (foi a primeira idéia que eu aproveitei e deu certo), fazer cafuné na criança (também testei e deu certo), deixar a criança dormir no carrinho em movimento (isso de fato é traiçoeiro...eu também testei... a criança dorme, mas na hora de tirar e botar no berço ela acorda...é muito movimento)...Ou seja, tudo o que o livro considerava errado eu experimentei e funcionou! Pode não ser a forma mais adequada de conduzir as coisas mas significou uma melhora considerável do meu atual estado de sobrevivência...
Mas o fato de eu ter testado o “caminho errado”e ter me sentido melhor como mãe através dele fez com que minha consciência pesasse demais...Eu ficava pensando toda hora: maldito livro, maldito livro....
Depois de uns dias, me consolei com as palavras da Maria Paula (aquela mesma, do “Casseta e planeta”)... O melhor jeito de criar a criança, a minha criança, é o meu jeito mesmo.... E assim caminha a maternidade...

2 comentários:

  1. :) é isso mesmo! palpite todo mundo dá... mas se a coisa dá errado, vão dizer que a culpa é sua! E acredite, quando a gente acha q sabe fazer, vem o segundo filho pra mostrar que a gente não sabe nada... pois tudo que funcionava pro primeiro, não funciona pro segundo! :P Essa é a graça da coisa! E eu tenho certeza que a Alice está sendo muito bem criada! :)

    ResponderExcluir
  2. As palavras da Maria Paula são sábias; cada um tem um jeito de cuiar de sua cria...e li recentemente num livro do Brazelton que "Aprender a cuidar dos filhos é algo que se dá através dos erros, e não dos acertos. Não existem pais ou avós permanentemente a salvo de erros dolorosos." Então é isso, fiá!!Musa e Cacá

    ResponderExcluir