quarta-feira, 7 de outubro de 2009

• A vida é um disco riscado


Quando as meninas nasceram, eu e a Sun conversávamos muito comparando a vida daqueles dias a um disco riscado... Parecia que nada acontecia nas nossas vidas a não ser dar de mamar, trocar, tentar fazer dormir e tentar dormir... E parecia que nunca realizaríamos coisas... Parecia que eu nunca mais escreveria nada, parecia que nunca mais escutaria música, nunca mais bateria papo com meus amigos na internet... A coisa ainda não voltou ao normal, pois não tem nem 2 meses que a Alice nasceu, mas eu já começo a enxergar a formulação de uma rotina.
A rotina não aparece assim, de uma hora pra outra... Ela vai se constituindo aos poucos e se você tem um mínimo de organização, vai percebendo a formulação dela mais aos poucos ainda...
Comecei a perceber o estabelecimento da minha rotina por causa da HORA DA CHUPETA... Todos os dias a Alice vinha vomitando e engasgando durante o banho, isso me dava um medo danado e assim eu fui aumentando o intervalo entre as mamadas até que conseguisse dar um banho nela de barriga vazia pra evitar riscos de congestão, coisa e tal. Conclusão.... Tinha que esperar duas horas depois de uma mamada pra poder dar banho e pra que ela pudesse então, mamar de novo... Aí entrava a chupeta... Bebê não tem apenas fome, mas tem também necessidade de sugar... Nessa hora que era de fome, a Alice fica que nem uma louca chupando a própria mão... Resolvi esse problema oferecendo a chupeta, por que chupeta a gente negocia se é pra usar ou se é pra guardar...Já a mão... Essa está sempre à disposição da criança...
Então foi que eu percebi que todos os dias, antes da hora que eu quisesse dar o banho, a hora que fosse, eu dava a chupeta... Até que pensei... Isso é rotina... Precisava então fixar alguns momentos chave para outros acontecimentos diários da Alice...
Refletindo sobre isso percebi o seguinte... Eu dava o banho antes de dormir, pra relaxar... Dava o banho as 23:00hs mas só conseguia colocar Alice no berço a 01:30hs da manhã (de dia o intervalo de mamadas dela era de 2 ou 3 horas, à noite aumentava pra 4 horas). Passei o banho para as 20:00hs.... Cada criança é uma criança... O banho desperta a Alice e ela só relaxa umas duas horas depois...
Agora, com o banho fixado às 20 horas, consigo colocá-la diariamente na cama entre 22:30 e 23:00hs e como ela já tem 2 meses e 10 dias (isso mesmo...eu comecei a escrever o texto e ela não tinha nem 2 meses...tive que dar esse intervalo...quando eu falo que criança dá trabalho...só quem é mãe entende!), tem acordado só as 05:50hs da manhã pra “repor as energias”. Não posso reclamar.
Então foi assim que comecei a perceber que o meu período da noite tinha uma organização, disciplina... Durante o dia não...Se eu quisesse atender ao telefone, enfiava o peito na boca da Alice e ela que não é boba nem nada, mamava até que eu desligasse... Depois chegava uma visita... A mesma coisa.... E assim eu não conseguia ter um dia sequer igual ao outro...Era a escravidão da qual a Sun Ra tanto fala.... (em breve eu publico as produções dela aqui... As teorias dela são ótimas)
Agora estou começando a organizar o dia... Ainda não consegui totalmente... E honestamente nem sei se conseguirei fazer com que nossos dias sejam previsíveis e totalmente iguais porque uma coisa é bem verdade: A Alice cresce e muda todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário