sexta-feira, 2 de outubro de 2009

• Amamentação: facilidades e dificuldades – as diferentes funções do peito

Bom... Como boa parte das mulheres que fazem cesariana, o meu leite demorou um pouco para descer...Mas veio. Alice mama direitinho e aquela “Lansinoh” que eu tenho para rachaduras no peito só foi usada mesmo em parceria com meus ultra cremes, durante a gravidez, que evitaram o surgimento das tão indesejadas estrias http://casandroni.blogspot.com/2009/05/os-hidratantes.html, isso mesmo...Passei o creme do peito na barriga nos ultimos 3 meses de gestação. Quem conhece o Lansinoh sabe que ele é à base de lanolina pura e trabalha essa questão dda elasticidade muito bem.
Pois bem... Alice mamava bem, bem mesmo, mas o que aconteceu foi que da consulta na pediatra de 7 dias pra consulta de 21 dias, ela tinha engordado apenas 150 gr... E pra piorar a situação a médica me disse que aquele choro que ela apresentou no consultório (e que era o seu choro em casa também, todos os dias) era um choro de fome... Nem preciso dizer como ficou o meu coração ao sair de lá. Triste mesmo.
Triste e revoltado com a impossibilidade de nutrir totalmente a minha cria. Fora o fato de que o leite em pó para bebês (estou dando NAN 1) é caro, dá trabalho quando vc vai sair pela parafernália que tem que levar junto, dá mais cólicas, prende mais o cocô do bebê e fica aquela frustração....
O peito ainda mina leite, mas insuficiente... São raras , raríssimas as mamadas que fazem a Alice apagar satisfeita, como aquele sono que a gente tira depois de um almoção de domingo em família, daqueles que tem farofa e duas sobremesas... Então, o leite em pó vai entrando cada vez mais na nossa rotina. O que tem de bom é que depois da mamada de leite em pó mais o peito à noite, a Alice dorme 5, quase 6 horas seguidas; e, assim, eu vou tendo um cotidiano um pouco mais humano.
O peito...Além de dar essa complementada ao leite em pó (deveria ser o contrário, o leite em pó deveria apenas complementar o peito) serve também como o melhor dos calmantes para a Alice... É impressionante... Mesmo nos momentos em que o peito está quase vazio, a Alice suga por três minutos e relaxa, fica tranquila. Sei bem que o maior bem do meu leite para ela é o efeito calmante, sinto que ela sente-se segura e amada ao mamar... Essas coisas só as mães que amamentam com amor (mesmo não tendo leite) entendem...
Minha saga na amamentação ainda não terminou. Tentei tomar umas homeopatias, que não me fizeram virar aquela matrona, mas tenho certeza que graças à elas ainda tenho um pouco de leite e vou partir em breve pra uma conversa com o meu médico perguntando se ele indica algo. A Sun tem sua experiência com amamentação de fracasso seguido de sucesso... Vou seguir os passos dela!
Carol

Nenhum comentário:

Postar um comentário